Skip navigation

Triste epílogo para um partido que nasceu como esperança. Hoje, engendra para sufocar a capacidade de mobilização de forças sociais que o conduziram ao poder, fato refletido na intervenção no diretório do Maranhão, que apoiava a candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB) contra o clã Sarney. A serpente devora a si própria.

Lá se vão projetos acalentados por duas décadas. Optou-se por governar discursando ao povo, administrando para a elite. Por nos incutir a ideia de que seremos potência mundial vendendo matéria-prima.

O pragmatismo substituiu o marxismo. O Estado segue como garantidor de lucros, ao invés de promotor do desenvolvimento. Capitalismo da exclusão, nas palavras de Chico de Oliveira. E políticas que pareciam sociais revelaram-se perpetuadoras/cooptadoras da pobreza.

Chico Mendes se contorce no túmulo. Fatiou-se a Amazônia, legalizou-se dezenas de milhões de hectares em posse de grileiros. Um prêmio a quem desmatou. Liberou-se os transgênicos, na contramão dos países sérios. Face à crise financeira, reduziu-se o IPI para a produção de carros sem a contrapartida da melhora na qualidade do combustível.

O governo termina deixando-nos entre os últimos no quesito investimento por aluno, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Esta é uma herança maldita.

2 Comments

  1. Precisamos de uma alternativa. Mas não será criando outro partido político. Já temos 27, com o vigésimo oitavo a caminho. Isso, apesar de apenas dois ou três terem influência real na política. Sem opção de vida, por enquanto só nos resta a xepa…

  2. Já estou aqui. Adorei a epígrafe ‘A Forca”.
    Escreva sempre. Você está no twitter?
    Vou sentir falta desse seu humor apurado, dessa ironia e dessa agilidade de raciocínio, que nem nos deixa fechar a boca e já está rebatendo.
    Você sabe: sou sua fã.
    Beijão


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: