Skip navigation

P: É verdadeira a história de uma reunião na casa do então deputado Simões da Cunha, na qual a deputada Ivete Vargas (PTB) teria contado que saíra de um encontro com o general Golbery e este revelou que ia projetar o sindicalista Lula para ser o anti-Brizola?

R: A Ivete Vargas disse que tinha estado com o ministro Golbery, na chácara dele, e que ele dissera que precisava trazer o Brizola para o Brasil porque ele estava se tornando um mito muito forte fora do país. Que era melhor ele voltar e disputar eleição, porque assim perderia o prestígio político. Fui ao Golbery e ele confirmou a conversa com a Ivete. Explicou que sua estratégia era estimular a imprensa para projetar o Luiz Inácio da Silva, o Lula, um grande líder metalúrgico de São Paulo como uma liderança inteligente e expressiva, para ser preparado como o anti-Brizola. Sou testemunha dessa tese do general Golbery”.

Entrevista do ex-deputado Sinval Boaventura ao Jornal Opção, edição de outubro de 1995.

One Comment

  1. No fim das contas, o tiro saiu pela culatra — vinte anos depois. Não se deve duvidar, de cara, da versão do ex-deputado. Mas há dois problemas: fora Lula, os outros personagens estão mortos. Não podem responder. E, em outras partes da entrevista, os vivos escracharam Boaventura. Aliás, é interessante como pessoas como ele se defendem: admitem ter apoiado a ditadura, mas ressaltam que eram “democráticos” por citar a autoria de certos discursos no Congresso e pensar em pedir anistia para políticos de oposição com os quais diziam se dar bem. É cada vez mais evidente o erro do STF em ter declarado que a Lei da Anistia é para os dois lados.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: